Powered By Blogger

OLÁ! SEJA BEM VINDO...

acesso gratis

VOCÊ SEMPRE BEM INFORMADO(A)

Melhor Preço e Melhor Atendimento

Melhor Preço e Melhor Atendimento

terça-feira, 7 de fevereiro de 2017

Entenda o que a cor do seu xixi pode dizer sobre sua saúde

Pode parecer uma coisa boba, desnecessária, mas prestar atenção na cor do seu xixi pode te ajudar a evitar grandes problemas. A tonalidadepode indicar desde a necessidade de se tomar mais ou menos água até o sintoma de doenças no fígado ou até um tumor.

xixi nada mais é que o resultado de um processo de filtração das impurezas do sangue realizado pelo sistema urinário. De acordo com o Dr. Alexandre Crippa, coordenador do Núcleo de Urologia do Hospital Samaritano, a urina saudável apresenta um amarelo claro, com odor típico, mas não intenso.
Já no caso de um amarelo escuro ou mel, pode ser que a pessoa esteja passando por um quadro de desidratação.  Quando também há presença de espuma ou aparência efervescente é indício de excesso de proteínas ou problemas renais.
Image title
“Em caso de urina rosada ou avermelhada, se ela persistir por muito tempo, pode ser sinal de problema na próstata, infecções e até tumores”, afirmou o especialista. Já um xixi com uma cor mais alaranjada pode estar ligado a um problema de fígado ou vesícula.
A urina também pode ser acastanhada, quando há desidratação severa ou problema de fígado, ou azulada/esverdeada, no caso de infecção ou uso de alguma medicação. E se você acha que quando o xixi está transparente é algo bom, está errado. Isso quer dizer que você está se hidratando em excesso.
Os exames para o diagnóstico correto variam de acordo com as possíveis causas da mudança de coloração da urina e outros sintomas que o paciente estiver apresentando. Em casos de urina marrom, por exemplo, também são solicitados exames relacionados ao fígado. Entretanto, a Urina 1, quando é feita a coleta  da primeira urina do dia, e a Urocultura, que avalia se há infecção urinária, são os mais pedidos.

Quanto de água tomar?


A ingestão correta de líquido ajuda no funcionamento do sistema urinário. Dr. Alexandre Crippa afirma que, para uma pessoa adulta, o ideal é que se tome, em média, 1,5 litros por dia .
Essa quantidade equivale, aproximadamente, a cinco idas ao banheiro no dia para se fazer xixi. Em cada uma deles, então, a pessoa não pode se esquecer de dar um olhadinha na cor. Se tonalidade incorreta persistir, é preciso procurar um médico.

Fonte: iG

Nenhum comentário: