OLÁ! SEJA BEM VINDO...

acesso gratis

VOCÊ SEMPRE BEM INFORMADO(A)

Melhor Preço e Melhor Atendimento

Melhor Preço e Melhor Atendimento

segunda-feira, 24 de junho de 2013

BREJO 143 ANOS - HOMENAGENS SR ARMANDO BACELAR

DADOS BIOGRAFICOS DO SENHOR ARMANDO BACELLAR COUTO

O SENHOR ARMANDO BACELLAR COUTO ERA FILHO LEGÍTIMO DO SENHOR ANTONIO JOSÉ DE LIMA COUTO (TOTE COUTO) E DA SENHORA MARIA AMÉLIA BACELLAR COUTO.
NASCEU NO DIA 24 DE MAIO DE 1911 NA CIDADE DE COELHO NETO EM UMA CASA RESIDENCIAL OCUPADA HOJE PELA CAMÂRA MUNICIPAL DO REFERIDO MUNICÍPIO, ONDE SEU GENITOR EXERCIA O CARGO DE COLETOR ESTADUAL.
   POSTERIORMENTE O SENHOR TOTE COUTO MUDOU-SE COM SUA FAMÍLIA PARA CAPITAL SÃO LUÍS, ONDE REALIZARIA TRATAMENTO DE SAÚDE; NESTA OPORTUNIDADE O SENHOR ARMANDO BACELAR COUTO AINDA BEM JOVEM, COMEÇOU A TRABALHAR NUM ARMAZÉM QUE VENDIA FERRAMENTAS DE PROPRIEDADE DE SEU PADRINHO SENHOR AMADEU AROZO.
COM A INFUÊNCIA DE SEU PAI FOI NOMEADO PARA A FUNÇÃO DE COLETOR NO ENTÃO POVOADO GARAPA, HOJE A CIDADE DE DUQUE BACELAR, PASSANDO ALGUM TEMPO DE SUA VIDA SERVINDO NO MENCIONADO POVOADO.
EM DECORRÊNCIA DO BOM DESENPENHO  DE SUAS FUNÇÕES FOI TRANSFERIDO PARA A CIDADE DE ROSÁRIO JÁ ENTÃO CASADO COM A SENHORA CLAUDINA MACATRÃO COUTO ONDE, SEGUNDO ELE, PASSOU BONS DIAS DE SUA VIDA.
DA CIDADE DE ROSÁRIO FOI TRANSFERIDO, TAMBÉM POR BOM DESENPENHO DE SUAS FUNÇÕES PARA A CIDADE DE BURITI, ONDE NASCEU SEU PRIMOGÊNITO SENHOR ANTONIO DANIEL MACATRÃO BACELLAR COUTO.
NOVAMENTE A MÁQUINA ADMINISTRATIVA DO ESTADO RESOLVE TRANSFELI-LO PARA A CIDADE DE PEDREIRAS – MA, ENTRETANTO CONSEGUIU ATRAVÉS DE BOAS AMIZADES, COMO TAMBÉM PELOS SEUS PROPRIOS MÉRITOS FOI NOMEADO DEFINITIVAMENTE PARA A CIADE DE BREJO, COMO COLETOR DE PRIMEIRA CLASSE.

O SENHOR ARMANDO BACELLAR COUTO CASOU-SE COM A SENHORA CLAUDINA MACATRÃO COUTO NO DIA 14 DE DEZEMBRO DE 1933 NA IGREJA MATRIZ DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO NA CIADE DE BREJO – MA.
DESTA FELIZ UNIÃO NASCERAM SEUS FILHOS E FILHAS: ANTONIO DANIEL MACATRÃO BACELLAR COUTO, ARMANDO BACELLAR COUTO FILHO, JOSÉ ALFREDO MACATRÃO BACELLAR COUTO ( JÁ FALECIDO), ANA LOURDES MACATRÃO BACELLAR COUTO ( FALECIDA AINDA BEBÊ), SÉRGIO AUGUSTO MACATRÃO BACELLAR COUTO (SEU XODÓ) FALECIDO NO DIA 2 DE JANEIRO DE 1962, CAUSANDO COMOÇÃO DE TODA A POPULAÇÃO DE BREJO E DILACERANDO O CORAÇÃO DO SENHOR ARMANDO. POR ÚLTIMO DEUS DEU-LHE A ÚNICA FILHA A QUEM DEDICOU TODO O SEU CARINHO SENHORA CONCEIÇÃO DE MARIA MACATRÃO BACELAR COUTO RESIDENTE EM SÃO LUIS.

VIDA PÚBLICA DO RESPEITADO E ADMIRADO ARMANDO B. COUTO.
    CHEFIAVA A POLÍTICA DE BREJO O CORONEL FRANCISCO MARQUES MACATRÃO IRMÃO DO SOGRO E COMPADRE DO SENHOR ARMANDO, POIS ERA PADRINHO DO SEU FILHO JOSÉ ALFREDO.
    O CORONEL FRANCISCO MACATRÃO, DE IDADE AVANÇADA FIXOU RESIDÊNCIA DEFINITIVA NO POVOADO MILAGRES HOJE CIDADE.
    SENTINDO O REFERIDO CORONEL O PESO DA IDADE E VENDO NO SENHOR ARMANDO BACELAR COUTO, LIDERANÇA, HONESTIDADE, HABILIDADE, LEALDADE, AMIZADE, RESPEITO, ADIMIRAÇÃO DO POVO BREJENSE RESOLVE ENTREGAR-LHE A CHEFIA POLÍTICA AS MÃOS DO MENCIONADO BACELLAR COUTO.
    JÁ NO COMANDO DA POLÍTICA BREJENSE INDICA PARA CONCORRER AS ELEIÇÕES MAJÓRITARIAS (PREFEITO) O SENHOR OMAR DE CAUDAS FURTADO.
    EM 1959 É INDICADO PELO PREFEITO ACIMA CITADO E SOBRE FORTE PRESSÃO DE SEUS CORRELIGIONÁRIOS, INCLUSIVE PELO ENTÃO GOVERNADOR DO ESTADO SENHOR NEWTON BELO, PELO PRESIDENTE DA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA SENHOR DEPUTADO RAIMUNDO BACELAR, ENTRETANTO PARA QUE TAL FATO SE CONCRETIZA-SE ERA NECESSÁRIO QUE ARMANDO BACELAR COUTO SE APOSENTASSE DE SUAS FUNÇÕES COMO COLETOR DO ESTADO, O QUE ELE NÃO QUERIA, NO ESTANTO RECEBEU DO MENCIONADO GOVERNADOR UM TELEGRAMA PEDINDO-LHE QUE CONCORRE-SE AS PROXIMAS ELEIÇÕES.
    SEM SAÍDA, BACELLAR COUTO ACEITA O DESAFIO. ELEITO COM GRANDE MAIORIA EXERCEU O SEU PRIMEIRO MANDATO DE 1962 A 1966.
    ARMANDO BACELLAR COUTO REALIZOU GRANDES OBRAS NA CIDADE E NO MUNICIPIO DE BREJO COMO, CALÇAMENTO, COLEGIOS, PONTES E ABORIZAÇÃO DA CIDADE ENTRE MUITAS OUTRAS. AO FIM DO SEU PRIMEIRO MANDATO, DEMONSTRANDO GRANDE HABILIDADE POLITICA INDICA PARA SEU SUCESSOR O Dr. ANTENOR VIEIRA DE MORAIS QUE PERTENCIA A OUTRA CORRENTE POLITICA, POIS O OBJETIVO DE ARMANDO BACELLAR ERA UNIR, COMO FEZ AS CORRENTES POLITICAS EXISTENTES; OUTRA VITORIA ESMAGADORA LIDERADA POR ARMANDO BACELLAR COUTO.
    PERMANECENDO SEMPRE NO COMANDO, EM 1970 É NOVAMENTE INDICADO POR TODA A CORRENTE POLÍTICA INCLUSIVE PELO PREFEITO ANTENOR MORAIS PARA CONCORRER NOVAMENTE AS ELEIÇÕES MAJORITÁRIAS.
    ELEITO E NOVAMENTE CONTINUOU TRABALHANDO  POR TODO O MUNICIPIO, UM DOS SEUS PRINCIPAIS TRABALHOS FOI A CONTINUAÇÃO DO CALÇAMENTO DA RUA GONÇALVES DIAS, AV. RAUL DE FREITAS, CALÇANDO A LADEIRA DE ACESSO À CIDADE SONHO DE TODOS OS BREJENSES.
    EM SUA ÚLTIMA ADMINISTRAÇÃO FOI CRIADO  A DIOCESE DE BREJO, PRESENTE DOS CÉUS QUE COMPLETAVA EXATAMENTE 100 ANOS, TENDO COMO SEU PRIMEIRO BISPO DON AFONSO DE OLIVEIRA LIMA , NESTA OCASIÃO ARMANDO BACELLAR COUTO CALÇOU TODA A ÁREA EM VOLTA DA IGREJA MATRIZ E ESTABELECEU NA PRAÇA DA MATRIZ UM MARCO, COMEMORANDO O CENTENÁRIO DE BREJO COMO TAMBÉM A CRIAÇÃO DE SUA DIOCESE.    
ENCONTRA-SE O REFERIDO MARCO NA PRAÇA DA MATRIZ DE NOSSA PADROEIRA.
    ENTRETANTO POR FORÇA DE LEI APROVADA NO CONGRESSO NACIONAL ESTABELECEU-SE UM MANDATO TAMPÃO TENDO ASSIM ARMANDO BACELLAR COUTONO SEU ÚLTIMO MANDATO APENAS TRÊS ANOS AFRENTE DO DESTINO DE BREJO.
    SEGUE BACELLAR COUTO NA CHEFIA POLÍTICA QUE LHE CONFIARA O JÁ FALECIDO AMIGO E COMPADRE CORONEU FRANCISCO MACATRÃO. COM A APROXIMAÇÃO DE NOVAS ELEIÇÕES, AS CORRENTES POLITICAS BREJENSES PRATICAMENTE UNIDAS, BACELÇLAR COUTO INDICA PARA PREFEITO E VICE-PREFEITO ADOLFO VIEIRA DE MORAES E ANTONIO NUNES DE ALMEIDA, VECENDO MAIS UMA VEZ COM ESMAGADORA MAIORIA. A ÚLTIMA PARTICIPAÇÃO POLITICA EFETIVA DE BACELLAR COUTO, A ESTAS ALTURAS COM 74 ANOS , DOENTE EM TRATAMENTO EM SÃO LUÍS, MAIS PRECISAMENTE EM UMA CASA ALUGADA POR SEU FILHO DANIEL QUE RECENTEMENTE HAVIA PERDIDO A ESPOSA PREMATURAMENTE, RECEBEU A VISITA DO DEPUTADO JULIO MONTELES EALGUNS VEREADORES E AMIGOS INCLUSIVE DO ENTÃO VICE-PREFEITO ANTONIO NUNES DE ALMEIDA(TONICO NUNES) BACELLAR PARTICIPAVA DE SUA ÚLTIMA INTERVENÇÃO DIRETA NO PROCESSO SUCESSÓRIO DO VELHO E CENTENÁRIO BREJO. NESTA OCASIÃO, DOENTE ENTRETANTO LÚCIDO E RESPEITADO INDICOU PARA CANDIDATURA DE PREFEITO E VICE, AINDA SOBRE A BATUTA DA SUA CHEFIA E LIDERANÇA  O SENHOR TONICO NUNES E SEU FILHO ANTONIO DANIEL MACATRÃO BACELLAR COUTO.
     É BOM REGISTRAR QUE OS ULTIMOS CANDIDATOS INDICADOS POR ARMANDO BACELLAR COUTO VENCERAM COM A MAGNÂNIMA MAIORIA JÁ REGISTRADA NA HISTÓRIA POLÍTICA DE BREJO DOS ANAPUROS.
    ARMANDO BACELLAR COUTO VEIO A FALECER NO DIA 13 DE AGOSTO DE 1985. NA UTI DO HOSPITAL PORTUGUES NA CAPITAL DE NOSSO ESTADO CERCADO PELO CARINHO DE SUA VALENTE ESPOSA, DE SEUS FILHOS, PARENTES E AMIGOS.
    NESTA OCASIÃO O JORNAL IMPARCIAL DE SÃO LUIS, ATRAVÉS DE UM REPORTER ATÉ HOJE DESCONHECIDO ESTAMPAVA COMO MANCHETE PRINCIPAL ”BREJO CHORA A MORTE DO SEU GRANDE LÍDER ARMANDO BACELLAR COUTO”.
    VALE RESSALTAR QUE NO DIA DO SEU SEPULTAMENTO QUANDO DECIAMOS A LADEIRA POR ELE CALÇADA, CONDUZINDO SEU CORPO DEPARAMOS COM INÚMERAS FAIXAS NEGRAS DE UM POSTE A OUTRO DAS RUAS INDICANDO QUE BREJO ESTAVA DE LUTO.

BREJO-MA 24 DE JUNHO DE 2013
ESCRITO POR ARMANDINHO BACELLAR

Nenhum comentário: