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terça-feira, 8 de julho de 2014

3,6 bilhões de pessoas assistem a Copa do Mundo no Brasil


Metade dos habitantes da Terra estarão ligados na Copa do Mundo de 2014, seja pela TV, pelo celular ou por outro dispositivo móvel que receba sinais de televisão, até o final do torneio no próximo domingo, dia 13.
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Serão mais de 3,6 bilhões de pessoas acompanhando o Mundial, número recorde para o evento esportivo de maior audiência do mundo, de acordo com dados do Ministério do Turismo (MTur). O aumento é de 12,5% em relação à última Copa, da África do Sul.
A Copa da África do Sul (2010) foi acompanhada por 3,2 bilhões de telespectadores, de acordo com a agência de pesquisa Kantar Sport, que analisa o impacto do esporte no comportamento do consumidor, encomendada pela FIFA.
Segundo a agência, cerca de 2,2 bilhões de pessoas assistiram o Mundial por pelo menos 20 minutos consecutivos, superando em 3% a audiência da edição anterior, em 2006, na Alemanha.
“A audiência é uma grande oportunidade para expor os atrativos do turismo brasileiro para o mundo e atrair mais visitantes para o país”, diz o ministro do Turismo, Vinicius Lages.
A Copa deve encerrar com um acréscimo de R$ 30 bilhões ao PIB e beneficiar segmentos como hotelaria, aviação, pequenas e médias empresas (incluindo restaurantes e produção associada ao turismo, como artesanato), agências de viagem e transportadoras turísticas.
A Copa está gerando para o Brasil nada menos que 1 milhão e 500 mil minutos de exposição de imagem em TVs do mundo inteiro. Se isso fosse transformado em comerciais institucionais comercializados de 30 segundos de televisão, representaria um custo na casados trilhões de reais, um investimento incomparável, que o Brasil está tendo alavancado pela Copa.
A audiência das finais de Copa chamam a atenção. Cerca de 715,1 milhões de pessoas assistiram à final da Copa do Mundo da FIFA 2006, entre Itália e França na Alemanha. A final da Copa do Mundo da África do Sul 2010, entre Espanha e Holanda, foi acompanhada por quase 620 milhões de telespectadores.
Esta Copa será concluída com 73 mil horas de transmissão de TV para mais de 200 países, o equivalente a um aparelho de TV ligado por oito anos. Até o momento, são 19 mil profissionais de imprensa credenciados, o que configura uma ótima oportunidade de apresentar não só os atrativos das cidades-sede, como também de diversas outras cidades brasileiras.
PÚBLICO DA COPA NO BRASIL SUPERA 3,165 MILHÕES
Desde que a bola começou a rolar na Copa do Mundo do Brasil, no dia 12 de junho, no confronto entre Brasil e Croácia, na Arena Corinthians (São Paulo), o torneio tem sido marcado, além das emoções dentro de campo, por uma verdadeira festa da torcida nas arquibancadas.
Fazendo jus à fama de ser o “o país do futebol”, o Brasil se orgulha de ter atingido neste Mundial a segunda maior média de público da história das Copas. Até aqui, nas 60 partidas disputadas nas 12 arenas, o público total somou 3.165.627 torcedores. A média foi de 52.760 pessoas por partida.
Com isso, a Copa de 2014 perde apenas para o Mundial de 1994, nos Estados Unidos, que registrou uma média de 68.991 torcedores por confronto, devido à enorme capacidade das arenas norte-americanas. Antes da Copa do Mundo do Brasil, o Mundial da Alemanha, em 2006, registrava a segunda maior média de público, com 51.491 torcedores por confronto.
Por ser o maior estádio do país, o Maracanã, no Rio de Janeiro, registrou o maior número de torcedores: 444.415 pessoas acompanharam as seis partidas disputadas no estádio até aqui, uma média de 74.069 pessoas por partida.
A arena será o palco da grande final, no dia 13 de julho. O Maracanã registrou também o maior público do Mundial até aqui, com 74.738 pessoas na vitória da Argentina sobre a Bósnia, no dia 15 de junho, por 2 x 1.
O Estádio Nacional de Brasília aparece com a segunda maior média de público. Nas seis partidas realizadas na capital, o público total somou 410.184 pessoas, média de 68.364 torcedores por jogo. A média de gols por duelo foi de 2,83 e a cidade receberá mais uma partida, no dia 12 de julho, na disputa do terceiro lugar.
Apesar de ter o maior público, o Maracanã registra a segunda pior média de gols da Copa do Brasil, com apenas 1,5 gol por partida, ficando à frente apenas da Arena das Dunas, em Natal, que registrou 1,25 gol por jogo.
A Arena das Dunas, contudo, foi palco de apenas quatro partidas, contra as seis já disputadas no Maracanã. A maior média de gols da Copa até aqui pertence ao Beira-Rio, em Porto Alegre, que recebeu cinco partidas e viu 22 gols, média de 4,4 por confronto.
Turistas devem movimentar R$ 6,7 bi
O Ministério do Turismo reuniu as principais projeções que envolvem o setor durante o Mundial. Cerca de 3,7 milhões de turistas devem movimentar R$ 6,7 bilhões, mobilizando aproximadamente 200 mil trabalhadores temporários e acrescentando R$ 6,7 bilhões à economia do país.
O Ministério divulgou regionalmente a projeção de turistas por cidade-sede e seus gastos no país durante o período da Copa: Brasília, Cuiabá, Curitiba, Fortaleza, Manaus, Minas Gerais, Natal, Porto Alegre, Salvador, São Paulo, Recife e Rio de Janeiro.
Os maiores gastos serão feitos pelos turistas estrangeiros que estão aqui, especificamente, para acompanhar a Copa.
A projeção é que deverão assistir, em média, quatro jogos e gastarão R$ 5.500 durante sua estada no país, já descontadas as despesas com passagens aéreas e valores gastos no país de origem. O número desses visitantes foi calculado com base nas vendas de ingressos até a primeira semana de abril.
“Os turistas que vieram para os jogos são visitantes que gastam mais. É um público qualificado e queremos conquistá-los durante esse período da Copa do Mundo”, afirma o ministro Vinicius Lages.
Segundo ele, um dos bons resultados pôde ser verificado na Copa das Confederações de 2013, quando mais de 70% dos turistas estrangeiros entrevistados pretendiam voltar ao país neste ano. A chegada de turistas estrangeiros ao Brasil pode aumentar entre 5% e 10% após a Copa do Mundo, segundo o ministro.
Imagem positiva para o mundo
O Brasil pode se considerar um vencedor levando ou não a taça de campeão da Copa. O país conseguiu propagar diante do mundo de uma imagem positiva, com estádios lotados, uma confraternização entre povos, uma receptividade nunca vista em outras partes aos visitantes durante a Copa. Essa hospitalidade se deu amparada em metrôs e aeroportos modernos funcionando de maneira satisfatória.
Para que se tenha uma ideia dos ganhos com a Copa, assim que terminou a primeira fase do Mundial, o CEO da Adidas, Herbert Hainer, pronunciou-se, na Alemanha, acerca das estratégias da empresa, festejando o sucesso comercial da marca na Copa.
A Adidas está vendendo 8 milhões de camisas de seleções de seus 300 jogadores patrocinados e nos últimos meses o faturamento apenas na América Latina saltou de R$ 179 milhões de euros para 1,57 bilhão, com maior faturamento no Brasil.
A Tramontina está exultante diante do seu engajamento como patrocinadora da Copa e de jogadores: “Patrocinar futebol, clubes e jogadores é sensacional”, comemora Clóvis Tramontina. Ele mesmo pergunta: “Quanto vale para uma marca estar ao lado do povo neste momento? É incalculável”, diz.
Na região da Santa Efigênia, área que concentra a venda de eletro eletrônicos, em São Paulo, o faturamento global com a Copa cresceu em pelo menos 40%, com a venda de televisores, antenas e instalação de conversores digitais.
Os números mostram que todos estão ganhando com a Copa, e ainda será deixado um legado de grandes obras – estádios, aeroportos, ligações viárias com aeroportos, viadutos, pontes, novos acessos a estádios e aeroportos, modernização dos sistemas de segurança e comunicação no País.
Turistas prestigiam Copa no Ceará
O Governo do Estado e a Prefeitura de Fortaleza comemoraram o balanço positivo das ações da Copa na capital cearense nos últimos 21 dias. A presença de 356.895 pessoas nos seis jogos na Arena Castelão garantiram um número de turistas estrangeiros maior do que em todo o ano de 2013.
Ao todo, 149.284 estrangeiros lotaram o Castelão durante os jogos realizados na arena. Além disso, 109.065 turistas nacionais e 98.546 cearenses também marcaram presença no estádio.
Estados Unidos (10,4%), México (8,4%) e Alemanha (5,8%) lideraram a lista de representantes estrangeiros em Fortaleza. Já em âmbito nacional, destacaram-se os turistas vindos de São Paulo (15,3%), Rio de Janeiro (5,3%) e Rio Grande do Norte (2,8%).
De acordo com o secretário especial da Copa, Ferruccio Feitosa, o número expressivo de visitantes fortaleceu a economia local. “Esses cerca de 258 mil turistas, entre brasileiros e estrangeiros, que estiveram aqui nos visitando na Arena Castelão, injetaram de forma imediata na economia do Estado do Ceará, um valor próximo de R$ 700 milhões,”, afirma.
38 mi de fotos enviadas por celular
Os torcedores que foram aos estádios para acompanhar os jogos das oitavas de final da Copa do Mundo fizeram 500 mil ligações telefônicas e enviaram 6,5 milhões de fotos.
Com isso, o volume total de comunicações de dados na Copa, até o momento, equivale a 38,5 milhões de fotos com tamanho médio de 0,55 megabyte (MB), segundo balanço apresentado pelo Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviço Móvel Celular e Pessoal.
Em média, foram enviadas 8 mil fotos por minuto no período de maior tráfego de dados nas últimas oito partidas. Este desempenho superou em 33% o registrado na primeira fase, quando foram enviadas 6 mil fotos por minuto no período de maior tráfego, que é de cerca de uma hora e vai do início da partida até o intervalo.
Nas oitavas de final, o maior envio de dados foi registrado na partida entre Colômbia e Uruguai, no Estádio do Maracanã, com quase 1,4 milhão de fotos enviadas, assumindo o quarto lugar em maior número de tráfego de dados em toda a Copa até agora.
TV e redes sociais dão audiência
Tanto no Facebook como no Twitter, a Copa 2014 é o evento mais comentado da história. Na TV aberta brasileira, a audiência cresceu 29% entre a Copa de 2010 e esta. Na TV paga, a audiência média por jogo triplicou.
Facebook – O Facebook registrou 1 bilhão de interações entre usuários desde o início da Copa do Mundo. É a primeira vez que essa marca é atingida, o que torna a Copa o evento mais popular em toda a história da rede social.
Twitter – A Copa ainda não terminou, mas o Twitter já prevê que ela será o evento mais tuitado da história, superando as Olimpíadas de 2010. Só na primeira fase, foram 300 milhões de tuítes sobre a Copa.
TV aberta – Nas duas primeiras rodadas da Copa, a média de audiência da Globo foi de 19,9 milhões de telespectadores por jogo

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