Powered By Blogger

OLÁ! SEJA BEM VINDO...

acesso gratis

VOCÊ SEMPRE BEM INFORMADO(A)

Melhor Preço e Melhor Atendimento

Melhor Preço e Melhor Atendimento

quarta-feira, 7 de julho de 2010

Hum!! É SEMPRE BOM SABER...!



EM 1684, os índios anapurus, que se dividiam em meri e assu, já viviam no território do atual Município, onde, em 1709, mataram o povoado portugues Manuel da Silva. Desde então, expediram-se várias ordens oficiais para que se fizesse guerra aos índios, considerados bárbaros tapuias pelas autoridades, até que, em 1770, lhes foram cedidas tres léguas de terras pelo Governador da Província Vocábulo anapurus é uma corruptela de muypurás - índios que viviam às margens do rio Parnaíba - e significa fruta do rio Em 1729, Brejo era ainda um sítio que, a 11 de julho desse ano, foi doado a Francisco Vasconcelos seu primeiro povoador efetivo. Entretanto, a principal povoadora foi a portuguesa Euzébia Maria da Conceição, possuidora de grande fortuna e de muitos escravos que, acompanhada de seus colonos, chegou á localidade, em data desconhecida. Mais tarde, foi vitimada por ocasião da guerra da Balaiada, que causou graves prejuízos econômicos e sociais a Brejo. Segundo o historiador Astolfo Serra, Brejo foi o último reduto dos balaios, finalmente vencido em dezembro de 1840. Em 1820, foi elevado à categoria de Vila, com a denominação de São Bernardo do Brejo, desmembrado de Caxias. Passou a cidade, em 1870.Distrito criado com a denominação de Brejo, pelo decreto de 18-04-1820, subordinado ao município de Caxias. Elevado à categoria de vila com a denominação de Brejo, pela alvará de 29-01-1820, desmembrado de Caxias.
Sede na vila de Brejo. Elevado à condição de cidade com a denominação de Brejo, pela lei provincial nº 899, de 1107-1870. Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o município aparece constituído de 8 distritos: Brejo, Porto da Repartição, Milagres Santa Quitéria, Angical, Ponte Nova, São Francisco e Lagoa. Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o município aparece constituído de 4 distritos: Brejo, São Bernardo, Santa Quitéria e Curador. Não figurando os distritos de Porto da Repartição, Milagres, Angical, Ponte Nova, São Francisco e Lagoa. Em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937, o município é constituído de 2 distritos: Brejo e Magalhães de Almeida. Não figurando os distritos da divisão de 1933. No quadro fixado, para vigorar no período de 1939-1943, o município é constituído do distrito sede. Não figurando o distrito de Magalhães de Almeida. Pela lei estadual nº 269, de 31-12-1948, é criado o distrito de Estrela dos Anapurus e anexado ao município de Brejo. Em divisão territorial datada de 1-VII-1950, o município é constituído de 2 distritos: Brejo e Estrela dos Anapurus. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VI-1960. Pela lei estadual nº 2378, de 09-06-1964, desmembra do município de Brejo o distrito de Estrela Anapurus. Elevado à categoria de município com a denominação de Anapurus. Em divisão territorial datada de I-I-1979, o município é constituído do distrito sede. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005
O turismo é importante como forma de geração de renda, sendo o seu carnaval fora de época uma das principais.Brejo ainda é um lugar bom de se viver,

As principais características do município são, Carnaval fora de epóca conhecido hoje como Levada elétrica, os festejos tradicionais incluindo o do município e a padroira é Nsa. Senhora da Conceição para onde são atraidos diverso turistas das redondesas maranhenses.

Apresenta-se no município as estátitiscas de vida que variam de 70 a 95 anos de vida, Terra de povo humilde mais sim trabalhador.

Nas aréas de tecnologia Brejo não fica para trás na região, perde apenas para o município de Chapadinha onde o nivél de informatização chega à 52% o que Brejo atinje os 47% diferença pouca. 

Nenhum comentário: